Sexta-feira, 14 de Março de 2008

Fomos, este ano, surpreendidos por uma Páscoa, demasiado temporã, razão porque tanta gente pergunta: Porque é, que a Páscoa é tão cedo este ano?
Depois de consultas exaustivas, chegamos a esta conclusão:
A Páscoa é sempre o primeiro Domingo, depois da primeira lua cheia, depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.
Tudo, nesta vida, tem a sua explicação!
De
emiéle a 15 de Março de 2008 às 10:49
Olha amigo, já me têm questionado sobre o facto de ela ser TÃO móvel, e sabendo eu mais ou menos aquilo que aqui relembras, ainda me faz alguma confusão as diferenças tão grandes.
Se a base de partida é o equinócio de Primavera que é sempre no mesmo dia, é muita pontaria que a Lua Cheia seja exactamente nesse dia, e portanto se tenha de esperar mais 28 dias! Pronto, acontece com certeza, mas ...
Ficamos sempre com a sensação de que se faz alguma 'batota' com esta coisa.
E depois é interessante como uma coisa que se pretende histórica (a morte de Cristo, não é?) afinal está tão fortemente imbuida destes sinais "pagãos" como as Luas e os equinócios.
:D
Mas isto sou eu a falar, e o meu ateísmo visceral...
Pois é, o problema é que, tanto a Lua, como a Terra, se movem e por isso, o Galileu, já pagou!
Quando resolvi publicar este escrito, foi mesmo para despertar esta discussão, pois carrego os mesmos sentimentos que tu, relativamente ao ateísmo, e como achei piada à explicação, não hesitei.
Comentar post