
Acabo de ler uma
notícia, que me lembrou a última viagem que o Paquete Funchal fez, estabelecendo a ligação entre os Açores, a Madeira e Lisboa. Tive o privilégio de ser, com a minha familia, passageiro dessa maravilhosa viagem, corria o ano de 1975. Hoje, leio que uma companhia de navegação canária, vai refazer as ligações, desta vez, ligando dois destinos de forte pendor turistico, o Funchal com Portimão. A Madeira com o Algarve e mais, com Marrocos e, evidentemente as Canárias. Eu, aqui nos Açores, pergunto-me, e nós, os que por aqui estamos sedeados, como é? Estamos entregues ao monopólio SATA/TAP e nada de alternativas? É altura do Governo Regional, mexer os pausinhos e juntar-se a este movimento. Era um passo de grande importância para o desenvolvimento estruturado, deste conjunto de Ilhas, do mais lindo que há no MUNDO.
Fotografei essa última chegada do FUNCHAL a Lisboa em Outubro de 1975. O navio chegou com uma das máquinas avariadas e só voltou a navegar em Maio de 1976, quando começou a fazer cruzeiros na Escandinávia...
A carreira das Ilhas é fortemente sazonal, o que implica períodos de fraca rentabilidade e outros mesmo de grandes prejuízos . Terá que ser encarado o assunto numa perspectiva de serviço publico..., tal como o inter-ilhas ...
Caro Luis Miguel Correia, obrigado por ter vindo a minha casa.
Que boa coincidência essa de ter fotografado a chegada a Lisboa, do Funchal.
Já fui espreitar o seu blog e, amanhã, farei uma visita mais completa, na esperança de ver essa foto.
Quanto à sazonalidade, é, na verdade uma verdade, mas está a esbater-se, dado o desenvolvimento que por aqui, tem acontecido. No entanto, seria sempre de atender ao serviço público. Este povo, merece-o!
De
emiele a 19 de Março de 2008 às 09:16
Era uma excelente ideia.
O facto de as ilhas só estarem ligadas pelo ar, do ponto de vista turístico, não faz sentido. Se é muito mais prático, sem a menor dúvida, uma viagem por mar é uma beleza.
Que sorte a tua em teres participado nessa de 75!
Comentar post