Domingo, 11 de Outubro de 2009
música: O Bailado da Garça, tema principal do filme, Xailes Negros
De
Emiéle a 11 de Outubro de 2009 às 11:58
A música ficou conhecida independentemente do filme. Creio que nunca vi o filme mas conhecia esta canção muito embaladora...
E é curioso a filmagem um tanto 'artesanal' mas que lhe dá muito sabor, como quem espreita para uma intimidade. :)
Infelismente a obra do José Medeiros, quer a fonográfica, quer a fílmica, anda um pouco arredada das estações oficiais. Só uns surtudos, como eu, conseguem ter, algum, que não todo, acesso a ela.
Este foi um concerto que se efectuou este Verão em Ponta Delgada, numa noite em que a chuva nos brindou com a sua aparição, mas que o povo, estoicamente aguardou que passasse para ver e ouvir o Zeca e as suas músicas.
O guitarrista é um musicólogo açoriano que está a fazer um douturamento em Anmestredan e que recentemente publicou as partituras das músicas do Zeca e de outros autores açorianos.
Vamos ver se conseguimos que vejas o filme. Vou tentar.
Caro Felismundo,
Obrigado pelo post, com o qual me deparei por acaso. É sempre salutar ver que a música do Zeca (também um pouco nossa, que a partilhamos) é apreciada e divulgada.
Gostaria apenas de esclarecer que a minha ocupação não é a musicologia mas sim a composição, e que os estudos que prossegui (entretanto terminados) em Amesterdão foram de Mestrado. Pormenores aparte, que são apenas formalidades sem qualquer importância, gostaria de o informar que no meu website (rafaelfraga.com) disponibilizo algum material áudio do Zeca e de de outros autores Açorianos, nomeadamente do disco "25 Anos de Música Original nos Açores", editado recentemente pelo Teatro Micaelense e em cuja direcção musical colaborei.
Cumprimentos,
Rafael Fraga
De Maria a 12 de Outubro de 2009 às 19:22
Vale pela tua intenção, mas, fico com pena da pouca qualidade do vídeo e sobretudo do som, aliás, o Zeca não tem na net nenhuma gravação que lhe faça justiça. Motivada pelo teu post acabei por encontrar a “Cantiga da Terra” que não está muito má, aqui : http :/ www.youtube.com /watch?v=BmJuWOarPZo
Se calhar não é novidade para ti…
Tens toda a razão, Maria. Esse é o drama com que me debato, de cada vez que tento passar a música do Zeca.
Quanto á "Cantiga da Terra", conheço esse vídeo e até já o editei.
Para mim o único que está aproveitável é aquele em que entra a Uxia e a Dulçe, na Galiza, mas ele estava com uma imensa constipação, até dá dó.
Pena que não permitam a recolha de imagens no Teatro Micaelense, pois era o cenário ideal.
Comentar post