É assim que o "EXPRESSO", titula a notícia da transcrissão de uma carta, datada de 1940, e escrita por um proeminente açoriano, da época, com destino a um dignatário do Poder Central, em Lisboa.
Excerto de uma carta datada de 12 de Maio de 1940 (Torre do Tombo - Arquivo Salazar ), dirigida a Alfredo Pimenta por Luiz Bernardo Leite Athaide, Director da Secção de Arte do Museu de Ponta Delgada, industrial e agricultor e membro da Legião Portuguesa, sobre o papel da América nos Açores:
" (...) A maldita guerra pode trazer uma ocupação americana destas portuguesíssimas ilhas Açoreanas, e, quem sabe, talvez ainda definitiva. Receio muito que isto venha a acontecer sendo elas, como são, a vanguarda da América em relação à Europa, ficando a meio caminho dos dois Continentes.
Deus nos livre de tamanha calamidade! Por tudo, e ainda porque a América poderia dar a victoria às democracias e, consequentemente, teríamos o alastramento de uma onda comunista que não poderia ser sustida.
Por assim pensar há muito, vejo também, na victoria da Alemanha, a garantia da nossa tranquilidade e da continuidade da nossa civilização, devendo seguir-se para sua consolidação os regimes monárquicos na Peninsula.
Assim, e só assim, é que a obra de Salazar poderia ter continuidade, portanto, ser verdadeiramente útil á nacionalidade. (...)"
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ...
. ...
. A poesia de Fernando Pess...
. TENTEMOS UM RECOMEÇO, PEL...
. É BOM OUVIRMOS OS "MAIS V...
. MUDANÇAS