
Sem qualquer outra referência, deixo aqui uma transcrição, para que reflictam.
É uma notÃcia do Portugal Digital.
"Apenas metade dos portugueses leu um livro no último ano
Os portugueses são dos europeus que menos participam em actividades culturais, tendo apenas metade lido um livro no último ano e um quarto visitado um museu ou galeria, segundo um estudo divulgado hoje em Bruxelas pelo Eurostat.
O documento do gabinete oficial de estatÃsticas da União Europeia sobre «a economia da cultura e actividades culturais na UE a 27» revela que os portugueses são dos cidadãos comunitários mais afastados da Cultura, e quando questionados sobre as actividades culturais em que participaram nos últimos 12 meses apresentam os valores mais baixos dos 27 em todos os parâmetros.
De acordo com os resultados do inquérito, já deste ano, apenas 50 por cento dos portugueses leram um livro, 24 por cento visitaram um museu ou galeria, 23 por cento assistiram a um concerto, 19 por cento foram ao teatro e somente 9 por cento assistiram a ballet ou ópera, apresentando Portugal em todos estes casos o segundo valor mais baixo da UE.
A média de europeus que leram um livro é de 71 por cento, 41 por cento visitaram um museu, 37 por cento assistiram a um concerto, 32 por cento foram ao teatro e 18 por cento à ópera ou ballet, e em cada um destes indicadores Portugal só fica à frente, respectivamente, de malteses (45 por cento), búlgaros (20), gregos (21), polacos (18) e romenos (8).
Também são poucos os portugueses que visitaram um monumento histórico (35 por cento, contra média da UE de 54 por cento), frequentaram uma biblioteca pública (24 por cento, sendo a média de 35 por cento) ou foram ao cinema (apenas 35 por cento, longe da média de 51 por cento).
A única actividade cultural que contou com a «participação» de mais de metade dos portugueses inquiridos foi assistir (pela televisão) ou ouvir um programa cultural, mas mesmo neste caso o valor em Portugal (67 por cento) fica distante da média da UE (78 por cento)."
Diário Digital / Lusa
29-10-2007 11:59:00
De Trilby a 30 de Outubro de 2007 às 16:11
Os números assustam apesar de eu não confiar muito neles mas no caso ainda acho que deve ser pior, infelizmente. Será que o inquérito foi feito nas aldeias do interior? Será que contam com os analfabetos? Calhando ainda é pior, amigos!
Mas isso nem sequer se põe em dúvida.
Foram muitos anos de Fátima; Fados e Futebol, que ainda perduram, agora ainda mais apoiados pelo poder. (Vidé os estádios, por exemplo.)
De
Emiéle a 30 de Outubro de 2007 às 08:50
Primeiro - tens toda a razão.
Segundo - tens toda a razão, e
Terceiro - tens toda a razão!
Contudo, sem querer reduzir tudo ao mesmo, ainda hoje no Pópulo chamei a atenção para o facto de que Portugal é o pais da UE de 15 onde se gasta mais com a alimentação...O que quer dizer, que se as necessidades básicas não estão asseguradas, a malta acaba por desistir de outras menos básicas como é a cultura.
Contudo, por mim, penso que tem a ver com uma questão de educação e de valores culturais - é ver-se quanto custa um bilhete para o futebol. Há livros muito mais baratos...
Comentar post