Domingo, 28 de Outubro de 2007
Durante o almoço, ( porquê sempre à s horas das refeições? ) vi e ouvi, num telejornal que, no meu Alentejo, nos Orvalhos, uma povoação do concelho de Alandroal, uns empresários de Leiria e Caldas da RaÃnha, tinham deixado, ao abandono, algumas vacas de ventre, numa pastagem. As imagens que nos deram, via-se o estado deplorável em que as rezes que restavam, pois as outras tinham morrido à fome e à sede, por incúria dos seus proprietários, que aqui as abandonaram.
Via-se depois a veterinária municipal e uma recto-escavadora a enterrar os restos das vacas mortas e decompostas, via-se também um cão vádio a levar, na boca, restos de vaca. Por fim um bezerrinho acabado de nascer que a mãe, por não ter como alimentá-lo o abandonou à sua sorte. Perante tal quadro a veterinária municipal dizia que a sua sorte era a morte, uma vez que nada podia fazer, sem autorização dos proprietários, que entretanto, não respondem às citações das autoridades.
Vale a pena ser cidadão dum paÃs que trata assim os seus efectivos animais?
Porque não intrevir de forma directa, retirando a propriedade aos empresários de Braga, ou lá donde eles são, e dá-los ao povo, que deles cuidaria e os fazia prosperar, prosperando também, como é evidente.
Gente assim não pode ser dono de nada e o estado, se o quer ser, deverá ser actuante e rápido. Mas como, se as autoridades estão mais motivadas a visitar sedes de sindicatos, antes das manifestações e outra acções do mesmo teor.
Não publico imagens porque eram chocantes e inumanas, por isso aqui ficam, em escrita, os meus mais veementes protestos, por esta situação.
Gostava de deixar aqui um desafio à SIC.
A notÃcia foi dada por ela, soube depois, pela mesma via, que os proprietários iriam ser multados, pergunto: "Qual o desenvolvimento da situação? O Bezerrinho morreu? As vacas continuaram a morrer? As pessoas já não se indignam?
Vá lá mostrem uma reportagem sobre o assunto, ou é gente tão importante, que já não é notÃcia?
De
Emiéle a 4 de Novembro de 2007 às 09:20
(vamos ver se desta vez o comentário é aceite!)
A notÃcia não a tinha ouvido, só soube através aqui do teu blog. Ficamos sem palavras, não é? Porque há atitudes que não se aceitam mas entendem, estão 'justificadas' pala ganância, pelo desejo de lucro custe o que custar, mas este caso não tem sequer explicação! Abandonar animais à fome? Que os dessem a quem os quisesse, pelo menos...
Esta história ultrapassa tudo!
Comentar post