Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007
Transcrevo, aqui e agora, a notícia colhida, do "NOTÍCIAS", da minha segunda pátria, MOÇAMBIQUE, para que o MUNDO, não esqueça.
"Assinalam-se hoje 21 anos de Mbuzini
CELEBRA-SE hoje do vigésimo primeiro aniversário da tragédia de Mbuzini, na qual perdeu a vida Samora Moisés Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, quando regressava de Mbala, Zâmbia, para onde se deslocara numa missão de busca de paz para Moçambique e para toda a região da África Austral.
Maputo, Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2007:: Notícias
Para assinalar a efeméride, diversas actividades políticas, desportivas e culturais vão ocorrer hoje em todo o país, com destaque para as habituais cerimónias de deposição de flores nos monumentos aos Heróis Moçambicanos. Uma delegação constituida por membros do Governo da província do Maputo, dos órgãos de soberania, deputados, membros do Partido Frelimo, das organizações sociais e convidados, desloca-se esta manhã a Mbuzini, província sul-africana de Mpumalanga, onde vai render homenagem às vítimas da tragédia, que vitimou o primeiro estadista moçambicano e restantes membros da sua comitiva. O programa inicia-se com uma cerimónia de deposição de flores no monumento erguido em memória das vítimas do acidente aéreo, seguindo-se actividades culturais e um encontro em que vão intervir o representante do premier de Mpumalanga, bem como o representante da governadora da província do Maputo."
Depois desta efeméride, referir que hoje, foi anunciado pelas autoridades médicas de Moçambique, a descoberta de uma vacina contra a malária, um dos maiores dramas de África, vacina essa que aplicada a crianças menores de três anos, apresenta uma eficácia de 65%. Esta vacina resulta de uma parceria científica com a Espanha.
Gostaria de perguntar ao nosso governo, que tão preocupado anda com as "vitórias"(?) na Europa, por onde anda a nossa cooperação com os que abandonamos ao seu destino?
A notícia do desaparecimento de Samora, de relevância especial, tem contudo uma falha, a meu ver, de relevante importância, a falta da se citar a morte de Marcelino dos Santos, também figura maior da Frelimo e de Moçambique. Por isso aqui a referencio. Quanto à investigação que culminará na vacina contra a malária, foi de uma alegria que nem sei explicar.
De
Emile a 20 de Outubro de 2007 às 13:53
Importante este post, meu amigo.
Então a questão das vacinas, é um marco bem importante.
Aquela terra tem sofrido tanto que bem merece paz e andar em frente
Comentar post