Terça-feira, 31 de Janeiro de 2006
Quando há tempos atrás referi a Galiza como parte integrante de um todo que defende e divulga a língua e a cultura portuguesa, fi-lo com base na observação de acontecimentos concretos, que agora vi confirmados e por isso, aqui os vou referir.
Como gostaria de ver nas TVs portuguesas um documentário que, na passada semana tive o grato prazer de ver na TV da Galiza.
Foi uma homenagem, quando da passagem de mais um aniversário sobre a mudança, ainda que efémera, do nome do paquete Sta. Maria para Sta. LIBERDADE.
Para quem se não lembra, tratou-se tão somente de uma das principais acções contra as ditaduras de Salazar e de Franco, então vigentes na Península Ibérica.
Foi com prazer que vi o Camilo Mortágua e mais dois companheiros ibéricos, hoje em 2006, reviverem e recontarem esse histórico feito, tão propositadamente arrumado nas gavetas do nosso esquecimento colectivo.
Que bela democracia esta em que vivemos, que tende a não revelar e até esquecer aqueles que lutaram e lutam por uma sociedade mais justa e solidária.
Está bem, hoje até temos por cá o Bill Gates, que é um "mãos largas do caraças".
Agarra-te a ele ó Sócrates, que assim não necessitas de muletas.
Informações Úteis para as CLASSES SOCIAIS Média, Média-Alta, Alta e RICOS.
UNIVERSIDADES e INSTITUTOS POLITÉCNICOS (Públicos e Não Públicos) versus ESCOLAS TÉCNICO PROFISSIONAIS com ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.
In Livro aconselhado às Escolas Técnico Profissionais com acesso ao Ensino Superior, http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_12.html#893945
.
.
.
-- Em cada dois (2) alunos universitários um (1) não acabará o Curso !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
.
Nota: Em ENGENHARIA É MUITO PIOR. Em cada quatro (4) alunos universitários três (3) não acabarão o Curso !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
Ou seja. Dos ALUNOS QUE ENTRAM nas Universidade e Politécnicos (Públicas ou Privadas) CINQUENTA POR CENTO (50%) -- NÃO CHEGA -- A ACABAR O CURSO. A maior parte desiste nos 3 primeiros anos do Curso.
No total Duzentos e Vinte e Cinco Mil (225.000) alunos não terminarão o Curso. Logo Dinheiro do Estado e dinheiro das Famílias deitados ao lixo todos os anos (Mais de 4.500.000.000 de Euros anuais).
Nota: Não se preocupem com os POBRES. Porque nas Universidades e Politécnicos (Públicos e Privados) há:
- Um por Cento (1%) de Pobres;
- Sete por Cento (7%) de Classe Média-BAIXA.
- Noventa e Dois por Cento (92%) de Classes Média, Média-Alta, Alta e Ricos. E SÃO ESTES QUE SE LIXAM!! Abram os Olhos!
-- Um CURSO DE CINCO (5) ANOS É FEITO, em MÉDIA, em OITO (8) ou NOVE (9) anos!
-- Dos Cinquenta por cento (50%) que TERMINAM O CURSO:
1) Setenta por cento (70%) tira-o a COPIAR!!?!!?. Senão CHUMBAVAM também (seria 85% que não acabaria o Curso !!?!??!?!?!) e Profissionalmente serão uma mer.da e medricas e inseguros. E precisarão de trabalhar dezasseis (16) horas por dia (perguntem aos Licenciados. Doutores e Engenheiros.) para produzir quatro a cinco (4 - 5) horas de riqueza;
2) Só DOIS POR CENTO (2%) !!!?!!?!! é que - IRIAM - CRIAR RIQUEZA (Empresas) ao País MAS
PIRAM-SE para o Estrangeiro.
3) Os OUTROS 48% VÃO CONSUMIR/GASTAR a riqueza criada/gerada/construída pelos que não chegam à Universidade. Sejam eles ´Pagadores-de-Impostos´ sejam eles ´Fugidores-aos-Impostos´.
SOLUÇÕES SIMPLES:
i - FECHEM todas as Universidades e Institutos Politécnicos durante cinco (5) anos e ABRAM Escolas Técnico Profissionais COM ACESSO À UNIVERSIDADE.;
E/OU ENTÃO,
ii - AUMENTEM AS PROPINAS, anualmente, para CINCO (5) VEZES o SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL (nos Institutos Politécnicos Públicos e nas Universidades Públicas).
Prova dos Nove contra os Aldrabões e Aldrabonas e a sua Ladainha dos Pobrezinhos.
Ver: Alunos COM POSSES têm mais hipóteses no ENSINO PÚ-BLI-CO, http://jn.sapo.pt/2004/08/22/sociedade/ha_portugal_cultura_facilitismo.html.
OFERTA PELA DIVULGAÇÃO DESTE DOCUMENTO:
TODOS os Alunos PODEM E - DEVEM Candidatar-se / Concorrer TODOS os anos à BOLSA DE ESTUDO nas Universidades e Institutos Politécnicos (Públicos e Não Públicos):
"Oh ALUNOS Portugueses III" - SUBSÍDIO ESCOLAR e BOLSA DE ESTUDO , 30 Abril de 2004 em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#128423
José da Silva Maurício
Comentar post